E.M.E.I.E.F. Cecília Pereira
Bolsistas: Francisco Ednaldo da SIlva Oliveira
Pereira
Domingos Panzo
Dinâmica
No dia 15
deste mês, fizemos uma dinâmica como forma de intervenção em sala de aula no 8º
ano "B". Para tornar a aula mais interativa propusemos essa
iniciativa, possibilitando uma análise sucinta do conteúdo abordado; "Os
carboidratos, as proteínas e os Lipídios.
A dinâmica
tinha como um dos objetivo a interatividade entre os alunos, pois sabemos que a
sala do 8 ano A e B juntaram-se recentemente, com isso, os alunos ficavam um
pouco isolados com a sua turma de origem, dificultando assim a parceria e
interação entre as turmas. Além disso, objetivou-se também mostrar que por meio
dessa 'brincadeira' seria possível repassar um pouco do que estava sendo
abordado no conteúdo, quebrando assim, a rotina de se copiar somente questões
do quadro e/ou do livro.
A dinâmica
consistiu da seguinte forma: Elaboramos perguntas relacionadas ao conteúdo
abordado naquele dia, dividimos a turma em 5 grupos de 6 integrantes, conforme
a quantidade de discentes presentes. Os integrantes se alocaram nos respectivos
grupos a partir da distribuição de fichas (feitas com papel), enumeradas de 1 à
5, assim o grupo era formado pelos numero, onde no grupo 1, teria somente
alunos que por ventura recebessem o numero 1, e assim por diante. Uma mesma
pergunta era distribuída para todos os grupos, tendo um tempo estimado para
responder a pergunta, quem acertasse a pergunta pontuaria e quem errasse não
pontuaria, desta forma sucedeu a dinâmica, com durabilidade aproximada de 40min.
Não deu
tempo de concluirmos a dinâmica, mais pelo tempo que tivemos, constatamos a
importância de buscarmos sempre o novo para termos um melhor aproveitamento, os
alunos foram participativos e demonstraram dedicação na resolução da perguntas,
fato este que revela quão importante é estarmos nos esforçando mais e mais para
formarmos estes educandos para atuarem da melhor forma em sala de aula, em suas
casas e na sociedade.
Verdade Ednaldo e Pereira, os alunos interagiram e participaram bem da atividade proposta como forma de avaliação do conteúdo da aula. Atividades assim, com certeza, enriquecem e diversificam a forma de trabalhar os assuntos propostos em sala. Parabéns e continuem assim dando dando suas contribuições. Um abraço. Solange Miranda.
ResponderExcluir