PIBID

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Intervenção 8º Ano Cecília Pereira


E.M.E.I.E.F. Cecília Pereira

Bolsistas: Francisco Ednaldo da SIlva Oliveira
                 Pereira Domingos Panzo
Área Atuante: Ciências, 8º ano "B"


Dinâmica

        No dia 15 deste mês, fizemos uma dinâmica como forma de intervenção em sala de aula no 8º ano "B". Para tornar a aula mais interativa propusemos essa iniciativa, possibilitando uma análise sucinta do conteúdo abordado; "Os carboidratos, as proteínas e os Lipídios.
A dinâmica tinha como um dos objetivo a interatividade entre os alunos, pois sabemos que a sala do 8 ano A e B juntaram-se recentemente, com isso, os alunos ficavam um pouco isolados com a sua turma de origem, dificultando assim a parceria e interação entre as turmas. Além disso, objetivou-se também mostrar que por meio dessa 'brincadeira' seria possível repassar um pouco do que estava sendo abordado no conteúdo, quebrando assim, a rotina de se copiar somente questões do quadro e/ou do livro.
     A dinâmica consistiu da seguinte forma: Elaboramos perguntas relacionadas ao conteúdo abordado naquele dia, dividimos a turma em 5 grupos de 6 integrantes, conforme a quantidade de discentes presentes. Os integrantes se alocaram nos respectivos grupos a partir da distribuição de fichas (feitas com papel), enumeradas de 1 à 5, assim o grupo era formado pelos numero, onde no grupo 1, teria somente alunos que por ventura recebessem o numero 1, e assim por diante. Uma mesma pergunta era distribuída para todos os grupos, tendo um tempo estimado para responder a pergunta, quem acertasse a pergunta pontuaria e quem errasse não pontuaria, desta forma sucedeu a dinâmica, com durabilidade aproximada de  40min.
    Não deu tempo de concluirmos a dinâmica, mais pelo tempo que tivemos, constatamos a importância de buscarmos sempre o novo para termos um melhor aproveitamento, os alunos foram participativos e demonstraram dedicação na resolução da perguntas, fato este que revela quão importante é estarmos nos esforçando mais e mais para formarmos estes educandos para atuarem da melhor forma em sala de aula, em suas casas e na sociedade.






Um comentário:

  1. Verdade Ednaldo e Pereira, os alunos interagiram e participaram bem da atividade proposta como forma de avaliação do conteúdo da aula. Atividades assim, com certeza, enriquecem e diversificam a forma de trabalhar os assuntos propostos em sala. Parabéns e continuem assim dando dando suas contribuições. Um abraço. Solange Miranda.

    ResponderExcluir