PIBID

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Relatório parcial da visita ao Colégio Edmilson Barros (anexo).

          A Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Edimilson Barros é uma das escolas que tem o segundo maior IDEB do município de Redenção, com característica peculiar, pois ela é composta por um Anexo, denominado de Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Augusta Russo dos Santos. A escola já havia sido visitada no mês de agosto de 2011, pelos primeiros 16 (dezesseis) bolsistas, e voltou a ser visitada no dia 11 de novembro de 2011, numa manhã de sexta feira. Nesta segunda visita, tivemos um olhar mais profundo e detalhado em relação à escola. A escola encontra-se em zona urbana, localizada na sede de Redenção, Rua Santos Dumont nº 225, em prédio pertencente ao Município. Dependente administrativamente do Município, este ambiente educacional trabalha com Ensino Fundamental e Educação Especial.
            Foi Inaugurada no ano de 2006 como Centro de Educação Especial, e ampliada no ano de 2007 para receber turmas do Ensino Fundamental. O Anexo Maria Augusta será o objeto das nossas observações para o desenvolvimento do PIBID, pois é neste local que se encontra o público alvo de nossas atividades, os alunos do 6º ao 9º Ano. As turmas são ofertadas nos turnos de manhã e tarde. No Anexo também funcionam turmas de Educação Especial, pela manhã e tarde, e EJA, somente à noite. Recebendo alunos de todas as localidades do Município de Redenção, a escola tem um total de 461 alunos com frequência regular, e 70 alunos com necessidades especiais de todo o município.
            O espaço educacional conta com salas de Diretoria, Secretaria, de Leitura, Laboratórios de Informática e Multimídia. Além disto, banheiros, cantina e 13 (treze) salas de aulas. Seus recursos tecnológicos são contabilizados em uma Tv, 2 (dois) DVD´s, 3 (três) copiadoras, 1 (um) Data-show, 1 (um) retroprojetor e 14 (quatorze) computadores. A escola não possui Internet, mesmo em pleno século da modernidade. Este detalhe coincide com outra escola municipal visitada, a Teodoro Conrado, na localidade do Canadá, que se encontra zona rural. No entanto, a Escola Maria Augusta fica a pouca mais de 200 m da Secretaria de Educação do município, em plena zona urbana.
            A escola recebe merenda escolar e seu abastecimento de água é da rede pública, sem filtração. Uns dos seus bebedouros apresenta uma má aparência com ferrugens na sua lataria externa. O fornecimento de energia também é da rede pública. Os esgotos estão ligados a valas públicas, já que não há saneamento básico na cidade, sendo assim evidenciado esse cenário logo ao lado da escola, onde uma extensa vala expõe a saúde e a integridade física a risco. Porém, ocorre na escola, periodicamente, coleta de resíduos sólidos. Seguem abaixo algumas fotos feitas durante nossa visita à escola.

OS ALUNOS ANTES DO INÍCIO DAS AULAS

VALA DE ESGOTO A CÉU ABERTO

VALA DE ESGOTO AO LADO DA ESCOLA

PÁTIO DA ESCOLA

BIBLIOTECA

BEBEDOURO OXIDADO
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA



Bolsistas:
Rafael Camilo,
Suelen Lima,
Ari Oliveira,
Emanuela Ingrid,
Edner,
Wellington,
Luana Freitas,
Valdeci Lima,
Angerlane,
Paulo Roberto,
Sarah.

Nenhum comentário:

Postar um comentário