PIBID

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Unilab 100 bolsas Pibid/Capes 2012


A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab) conquistou aprovação integral dos projetos apresentados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) Edital 011/2012. Com a aprovação, a Unilab aumentou o número de bolsas de 40, em 2011, para 100 bolsas, em 2012. O projeto tem como objetivo valorizar os cursos de Licenciatura na estrutura universitária e aumentar a convivência dos graduandos com o cotidiano do exercício da função docente, contribuindo, assim, para qualificar a educação básica pública brasileira, e no caso do PIBID/Unilab/Capes, no Maciço do Baturité.

Jacqueline Freire, pró-reitora de Graduação

A pró-reitora de Graduação, Jacqueline Freire, comemora o resultado. Em 2011, foram 40 bolsas. Este ano, com os ajustes ao projeto apresentado, foram aprovados dois novos subprojetos, um do Curso de Licenciatura Ciências da Natureza e Matemática, com 20 bolsas, e um do Curso de Letras/Português, com 40 bolsas. 

O subprojeto do Curso de Ciências da Natureza e Matemática tem como título GEA: contributo das Ciências da Natureza para a gestão ambiental dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), que é uma ampliação do projeto aprovado em 2011. A proposta é levar à sala de aula a discussão sobre o tema acrescentando a reflexão sobre a necessidade de ações de reciclagem e de gestão ambiental na construção de uma sociedade sustentável. O coordenador de área do subprojeto é o professor José Berto Neto.

O subprojeto aprovado pela Capes do Curso de Letras/Português tem como título “Do Ceará à África, as imagens, os trânsitos literários e universos linguísticos: um exame crítico da prática de ensino”. A proposta possibilitará a análise e o ato de rever os discursos que se fundam/ram sobre nação e nacionalidade com observação direta da interlocução entre as narrativas literárias Brasil-África-Portugal e as questões indígenas. A coordenadora de área do subprojeto é da professora Monalisa Valente Ferreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário