PIBID

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Visita à E.M.E.I.E.F. Maria Augusta

Manhã de 24 de agosto, alunos da Unilab do Curso de Ciências da Natureza e Matemática, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, reunem-se no pátio central da Unilab para uma primeira visita, à Escola de Ensino Fundamental Maria Augusta. Como a visita para a escola localizada no Sítio Canadá, Teodoro Conrado, no alto da Serra, o objetivo era de realizar uma primeira aproximação e levantar um diagnóstico preliminar sobre a escola e seu entorno. No entanto, diferentemente da visita à Teodoro Conrado, a visita foi de facílimo acesso, pois a escola é vizinha da Unilab, do outro lado da rua. Portanto, os bolsistas do PIBID percorreram o caminho que leva a escola a pé, trajeto que durou apenas alguns minutos.
Na Rua Santos Dumont, do Bairro Centro Comunitário de Redenção, via-se, cedo da manhã, quinze alunos e dois professores no meio da rua, unidos, em blocos, alguns com a camisa da Unilab, todos dirigindo-se à Escola Maria Augusta. Quem viu, certamente pode perceber que os alunos da Unilab estão mesmo dispostos a desenvolver atividades junto às comunidades, até mesmo bem próximo. O grupo foi muito bem recebido pelos servidores da escola, professores e funcionários. Esta boa receptividade foi especialmente sentida pelos bolsistas. Todos os bolsistas registraram o "esgoto a céu aberto", que passa ao lado da escola e que adentra com seu mau cheiro.


 Já dentro da escola, em conversa com os professores supervisores do PIBID, os bolsistas admiraram o empenho que os professores têm com seus alunos e, especialmente, com aqueles que demandam necessidades especiais, pois a escola dispõe de especialistas em Educação Especial e acolhe muitos destes alunos que residem no Município. Se este aspecto foi visto pelos bolsistas de maneira muito positiva, este não foi o caso para as condições físicas da escola, que não oferece de espaços de lazer a seus alunos, não dispõe de laboratório de Ciências e, principalmente, da existência de algumas salas, com portas gradiadas, isoladas em um Anexo, esteticamente expressando, implicitamente, um contexto de violência.



Finalmente, nossos bolsistas deixaram a Escola Maria Augusta conscientes do potencial que têm para contribuir para o Ensino de Ciências e Matemática na escola, no âmbito do PIBID, onde poderão articular seus saberes acadêmicos com a prática docente, aplicando seus conhecimentos teóricos sobre Educação Científica e Matemática que, infelizmente, muitos dos docentes desta escola não tiveram a oportunidade de conhecer; esta oportunidade que a Unilab agora oferece à Região do Maciço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário