PIBID

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Oficina sobre ambiente virtuais e ensino por investigação

    Na manhã da sexta-feira 30 de setembro, os bolsistas do PIBID Unilab participaram, de uma oficina sobre a utilização dos "sites" eletrônicos dedicados ao PIBID Unilab: Blog e o Ambiente Virtual de aprendizagem - AVA  Moodle. O Blog, no qual este texto pode ser lido, tem a função de difundir na Internet notícias sobre eventos, atividades e comentários sobre o PIBID Unilab, ou seja sua principal função é registrar on-line qualquer informação referente ao desenvolvimento do Programa.
   O blog foi criado pela estagiária Zilânia Dari, aluna da Escola Profissionalizante Adolfo Ferreira de Sousa, e na ocasião auxiliou na oficina, vários bolsistas que ainda não eram "membros" do Blog tiveram a oportunidade de se inscrever e conhecer todas suas funcionalidades. Uma vez todos os bolsistas inscritos no Blog, passamos a apresentar as funcionalidades da  plataforma Moodle, especificamente o espaço eletrônico (disciplina) reservado ao PIBID. Como está previsto no Sub-projeto de Ciências da Natureza e Matemática, o Moodle terá papel importante para a formação dos Bolsistas e Supervisores no que se refira às suas participações no Projeto. Como já se sabe, estes ambientes on-line favorecem uma aprendizagem baseada na interatividade e construção do conhecimento de forma coletiva. Tendo em vista que o Sub-projeto de Ciências fundamenta-se em pesquisas recentes sobre Ensino de Ciências, muitos textos de artigos científicos e capítulos de livros sobre esta área serão disponíveis on-line na "disciplina PIBID" do Moodle da Unilab para serem baixados, lidos e discutidos  em fóruns temáticos.
Oficina sobre o Blog e o Moodle do PIBID Unilab

Em um segundo momento, na Sala 01 do Curso de Ciências da Natureza e Matemática, os bolsistas participaram de uma oficina dedica ao Ensino de Ciências por Investigação. Com efeito, o Sub-projeto de Ciências baseia-se nessa abordagem onde o professor promove atividades de investigação e problematização na sala de aula. A oficina começou com a leitura do texto de M. Azevedo, Ensino por Investigação, do livro organizado por Anna Maria de Carvalho. 
Leitura de texto sobre ensino de ciências por investigação

Em seguida, os bolsistas apresentaram proposta preliminares de atividades investigativas sobre Biologia, Física e Química. Foi a ocasião também para os bolsistas expressarem algumas críticas sobre o ensino de ciências que\vivenciaram em sua história escolar, bem como de algumas práticas docentes tradicionais que ainda podem ser observadas em alguns professores do próprio curso de licenciatura. Os bolsistas foram separados em 5 (cinco) grupos: o Grupo I teceu críticas sobre a maneira como alguns professores do curso abordavam a realização de observações e experimentações didáticas de cunho científico. O Grupo II sugeriu o uso de jogos, especificamente sobre o assunto "misturas heterogênias" da Química. Já o Grupo III realçou a importância das concepções espontâneas dos alunos e seu uso para uma aprendizagem significativa também calcada em experiências do cotidiano. O Grupo IV retomou a proposta do Grupo II, mas considerando que as propostas de jogos devem também nascer das necessidades e interesses dos alunos. Finalmente, o Grupo V apresentou uma proposta de investigação focada no uso de uma demonstração feita com materiais do cotidiano, de baixo-custo, dando como exemplo o uso de um ovo e uma garrafa PET para abordar conceitos de pressão e densidade.
Bolsistas apresentando suas propostas de ensino por investigação



Nenhum comentário:

Postar um comentário