PIBID

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Unilab 100 bolsas Pibid/Capes 2012


A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab) conquistou aprovação integral dos projetos apresentados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) Edital 011/2012. Com a aprovação, a Unilab aumentou o número de bolsas de 40, em 2011, para 100 bolsas, em 2012. O projeto tem como objetivo valorizar os cursos de Licenciatura na estrutura universitária e aumentar a convivência dos graduandos com o cotidiano do exercício da função docente, contribuindo, assim, para qualificar a educação básica pública brasileira, e no caso do PIBID/Unilab/Capes, no Maciço do Baturité.

Jacqueline Freire, pró-reitora de Graduação

A pró-reitora de Graduação, Jacqueline Freire, comemora o resultado. Em 2011, foram 40 bolsas. Este ano, com os ajustes ao projeto apresentado, foram aprovados dois novos subprojetos, um do Curso de Licenciatura Ciências da Natureza e Matemática, com 20 bolsas, e um do Curso de Letras/Português, com 40 bolsas. 

O subprojeto do Curso de Ciências da Natureza e Matemática tem como título GEA: contributo das Ciências da Natureza para a gestão ambiental dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), que é uma ampliação do projeto aprovado em 2011. A proposta é levar à sala de aula a discussão sobre o tema acrescentando a reflexão sobre a necessidade de ações de reciclagem e de gestão ambiental na construção de uma sociedade sustentável. O coordenador de área do subprojeto é o professor José Berto Neto.

O subprojeto aprovado pela Capes do Curso de Letras/Português tem como título “Do Ceará à África, as imagens, os trânsitos literários e universos linguísticos: um exame crítico da prática de ensino”. A proposta possibilitará a análise e o ato de rever os discursos que se fundam/ram sobre nação e nacionalidade com observação direta da interlocução entre as narrativas literárias Brasil-África-Portugal e as questões indígenas. A coordenadora de área do subprojeto é da professora Monalisa Valente Ferreira.

Alunos da Unilab terão a oportunidade de estudar em Portugal




A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab) e a Universidade de Coimbra estabelecem parceria acadêmica para a realização de intercâmbio entre estudantes e professores das duas instituições de ensino. Como parte dessa parceria, foi aprovado pelo Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) da Capes, com o apoio do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras – GCUB, o Projeto Gaia: formação de Ciências da Natureza e Matemática em Nível Internacional em Cooperação Solidária Unilab e a Universidade de Coimbra.

Candidatos que estão participando do Projeto. Ao centro, o coordenador Lourenço Ocuni Cá

Os alunos em sua maioria fazem parte do PIBID, e terão que trocar a bolsa pela do PLI, para não acumularem bolsas.

O projeto é uma oportunidade para estudantes brasileiros do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática (CNM) da Unilab a vivenciarem uma “graduação sanduíche”, cuja etapa intermediária de formação no campo da Biologia e Física será cursada na Universidade de Coimbra. No intercâmbio, o estudante pode passar até dois anos em Portugal, com início das aulas a partir de setembro de 2012.
Para participar do Programa, os alunos do curso passaram por uma seleção prévia, coordenada pela Unilab, que analisou o Índice de Desenvolvimento Escolar (IDE), o currículo e a carta de motivação. Após esse processo, 15 alunos foram selecionados para se inscreveram no Edital Nº08/2012 da Capes, que vai oferecer bolsa de estudos, auxílio instalação e deslocamento e seguro saúde. Do grupo, sete estudantes vão a Coimbra, os demais serão suplentes. O resultado final da seleção está previsto para ser divulgado no dia 31 de julho.

A estudante Luana Mateus aguarda o resultado da Capes

Por enquanto, aqui na Unilab, o sentimento é de grande expectativa. Luana Mateus, 18 anos, da cidade de Capistrano, diz que está muito apreensiva para saber o resultado da seleção. “Quero saber logo se vou ou não, mas estou doida para chegar a Portugal. Eu sei que lá não vai ser fácil, mas com certeza vai ser muito bom para mim. Na minha profissão, eu vou amadurecer bastante porque vou ver uma realidade de outro país e, assim, vou poder ensinar melhor para os meus alunos”, explica a estudante que vai seguir a área de Biologia.

Fransmar Santos está concorrendo ao Edital da Capes

Fransmar Santos, 20 anos, de Aracoiaba, também está aguardando o resultado. “O bom de estar em uma universidade federal é participar de intercâmbios como esse. Vai ser muito rico. Hoje, as pessoas saem para fazer mestrado e doutorado em outro país. Com essa oportunidade, poderemos ir durante a graduação”, comenta o estudante. Ele, que vai estudar a área de Física, garante que “essa experiência vai me ajudar a ter o diferencial na minha área, algo a mais, a partir do conhecimento da realidade e da metodologia de ensino de outro país”.


Coordenador do projeto, Lourenço Ocuni Ca
O coordenador do projeto e professor da Unilab, Lourenço Ocuni Ca, comenta que os estudantes já estão buscando informações através da Internet para conhecer mais sobre o programa, a Universidade de Coimbra e Portugal. “O momento agora é de muita ansiedade. Mas essa experiência vai enriquecer bastante a vida deles. Sair de perto dos pais e ir para outro país vai ajudá-los a crescer do ponto de vista profissional e pessoal. Eles vão ter outros olhares”, diz Lourenço.


Pró-reitoras Jacqueline Freire e Selma Pantoja trabalham pela expansão do intercâmbio acadêmico

A pró-reitora de Graduação, Jacqueline Freire, explica que o Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) reforça dois princípios da Unilab: o de internacionalização e de mobilidade acadêmica. “É uma oportunidade de qualificação do processo de formação de professores e de fortalecimento da graduação, ao mesmo tempo em que é mais um passo na consolidação do caráter internacional da Unilab”, avalia.
Segundo a pró-reitora de Relações Institucionais, Selma Pantoja, a parceria com a Universidade de Coimbra é apenas a primeira experiência de intercâmbio acadêmico da Unilab. “Temos perspectivas de acordos de cooperação com várias universidades portuguesas”, diz. Segundo Jacqueline Freire, Prograd e Proinst vão trabalhar integradamente para a implementação do PLI. “Vamos fortalecer essa experiência e trabalhar por sua expansão com outras universidades”, afirma.

Bolsistas do PIBID aprovam trabalhos para a 64ª Reunião Anual da SBPC


Um grupo de bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/Unilab) teve seus trabalhos aprovados para apresentação na 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC. Os quatro trabalhos aprovados serão apresentados na Sessão de Pôsteres, que será realizada durante a próxima SBPC, entre os dias 22 a 27 de julho de 2012, na Universidade Federal do Maranhão – UFMA, em São Luís (MA).
O resultado proporciona uma grande alegria a todos que integram o PIBID/Unilab. Também Jacqueline Freire coordenadora Institucional do Pibid/Capes/Unilab , ela, e o pedagogo e membro da coordenação do Pibid/Capes-Unilab, José Veríssimo Nascimento Filho, foram os orientadores dos trabalhos aprovados.  Os estudantes participantes da SBPC, formando uma delegação representativa da Unilab.

Trabalhos aprovados:
 
Análise Sócio-Pedagógica dos Possíveis Motivos que levam a Escola de Zona Rural Teodoro Conrado da Silveira a apresentar o menor IDEB entre as Escolas Municipais de Redenção (CE), de Paulo Roberto Sousa Ferreira, Rita Marie Pinheiro Lima, Lucas Costa da Silva, Paulo Roni Souza e Ferreira Manuel Timóteo, orientados por Jacqueline Freire.

Ensino de Matemática: Realidade e Desafios em Escolas Municipais de Ensino Fundamental II em Redenção (CE), de Marcos Paulo Lima Milhome, Assis Anderson Ribeiro da Silva, Danielly Medeiros Olímpio, Roberta Ferreira de Arruda Garcia e Sarah de Sousa Jacinto, sob orientação de José Veríssimo.

Formação de Professores Ensino-Aprendizagem de Matemática: A Experiência na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Augusta Russo dos Santos, em Redenção (CE), de Nathalia da Conceição Freitas Nogueira, Maria Karine Rocha Barbosa, Marlytana Costa de Oliveira e Nayara Costa Taveira, orientados por Jacqueline Freire.

Integração Universidade e Escola Municipal: A Experiência do Pibid/Capes da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira no Município de Redenção(CE), de Veridiana Torres da Silva, Fransmar da Silva Santos, José Everlan Abreu de Sousa, Bruno Miranda Feritas e Francisca Gleiciana Silva de Castro, sob orientação de Jacqueline Freire