PIBID

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

1ª Semana Pedagógica Municipal de 2012 e Início do ano Letivo

   Dia 03 de Fevereiro de 2012, na Quadra, próximo a Secretaria de Educação de Redenção, aconteceu o encerramento da 1ª Semana Pedagógica de 2012, e onde se iniciou o Ano Letivo do corrente ano, os bolsistas do Pibid mais uma vez fazendo parte de um evento do Município de Redenção, onde se firma uma parceria inquestionável, acompanhado por seu Coordenador de Área no projeto o Professor José Berto Neto.
   Na oportunidade tiveram Palestra com o Tema: Saúde onde o foco eram os Professores e futuros professores da Rede de Ensino.






    O Cordenador Professor José Berto e o Bolsistas Assis Anderson, foram convidados à entregarem os Kit's do Projeto PIBID aos Gestores das Escolas, parceiras no Projeto que terá vigência até 2013.





Ação Cultural - Pibidianos também conferem Pré-estréia de Peça de Teatro em um Assentamento Rural.




       Um grupo de estudantes da Unilab (entre eles bolsistas pibidianos), por meio da Coordenação de Ações Culturais da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (PROPPGE), tiveram a oportunidade de prestigiar a a pré-estreia da peça teatral “Narradores da Terra e do Fogo”, com o grupo teatral Carrapicho.
       A apresentação aconteceu dia , 2 de fevereiro, às 20h, na Casa de Cultura da Reforma Agrária, no Assentamento Todos os Santos, em Canindé-CE. Em seguida houve uma apresentação da Banda (Aquele "forrózinho" pé-de-serra)








   
       A peça retrata, de forma lúdica e poética, a luta das famílias para transformar a fazenda onde antes era extraído carvão em um projeto de reforma agrária no qual se respira educação, arte e cultura.
Na história, personagens alegóricos como um dragão retratando o Senhor do Fogo, entre outros, surgem em cena narrando, de forma fabulosa, a história dos moradores de Todos os Santos. Shows musicais executados ao vivo intercalam as encenações, em um repertório que inclui desde hinos clássicos dos movimentos em prol da terra até músicas compostas pelos integrantes do grupo Carrapicho.

      De acordo com o diretor da peça, Altemar di Monteiro, o mote para “Narradores da Terra e do Fogo” surgiu da reflexão sobre o uso da fazenda por uma empresa para a extração de carvão e do esforço que as famílias fizeram para desenvolvê-la após a posse. A partir daí, os jovens reuniram diversas informações, a exemplo de narrativas orais e cordéis, contando a história da desapropriação da terra do ‘Dono do Carvão’ até os dias de hoje, e criaram o roteiro.









Professor Fernando Leão, Assis Anderson, Angerline, Eliene e Everlan

“Nos últimos meses ministramos duas oficinas de teatro, sempre com o objetivo de incitar alunos e alunas a descobrirem a linguagem teatral e, assim, aprenderem a manejar uma ferramenta eficaz na construção de uma nova realidade social, pois, como afirmou o grande teatrólogo brasileiro Augusto Boal, ‘todo teatro é político’”, explica Fernando Leão.




 "Hora do Lanche,ninguém é de ferro... rsrsrsrssr"

Bolsistas na União em prol de uma Universidade para Todos.


     A comunidade discente da Unilab realizou  dia 1º de Fevereiro a primeira Assembleia Geral dos Estudantes da Instituição. A mobilização reuniu dezenas de alunos (Entre eles Bolsistas, defendendo seus direitos de estudantes) no Anfiteatro da Universidade. Participaram, o Reitor Paulo Speller, Vice-Reitora, Pro-Reitores acompanhados da demais Comunidade Unilab.

Os líderes estudantis destacavam a importância da participação dos discentes nas discussões relativas à vida acadêmica.
O Magnífico Reitor Paulo Speller relata a importância em que estudantes já se mobilizam em torno de um movimento vigoroso e responsável.


Reitor Paulo Speller

Houve a apresentação de demandas do movimento, relativas às condições de acesso e permanência dos estudantes. De forma positiva os discentes estarão mais presentes na "Construção de Nossa Universidade, A Universidade que Queremos".

Cordenador de Aréa do PIBID em Palestra aos Gestores da Rede Municipal

     O Professor Dr. José Berto Neto, Coordenador de Aréa do PIBID Unilab, dia 01 de Fevereiro de 2012 às 11h, foi o Palestrante na Secretaria Municipal de Educação de Redenção, para apresentração e esclarecimentos do Projeto PIBID para todos os Gestores inclusive para aqueles que suas escolas ainda não têm a atuação desse Projeto de Pesquisa.    

Secretária de Educação Ana Paula Fonseca Braga, apresentando
o Professor José Berto Neto




  Estavam presentes os Bolsistas: Roberto Silva, Thays Oliveira, Karine Rocha, Sarah de Sousa, Angerline Lima, Assis Anderson, e na oportunidade os três últimos citados anteriormente, se pronunciaram firmando a explicação da Palestra do professor.

Bolsistas no Evento: Sarau de Poesias na Universidade

    A Unilab, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós Graduação e Extensão – PROPPGE, realizou nos dias (30/Janeiro, 06/Fevereiro e 13/Fevereiro de 2012)  Pátio do Campus da Liberdade, em Redenção (CE) de 19h às 21h, mais uma atividade cultural aberta ao público. O projeto é “Maciço de Arte apresenta Sarau de Poesia – Poetas do Maciço e de Fortaleza”, com a presença dos bolsistas do Pibid, outros discentes, docentes e comunidade Redencionista.

Poetas cearenses foram destaques no Sarau de Poesias:


Francélio Figueiredo (Fortaleza - CE)



Ari Bandeira (Barreira - CE)
Presidente da Aescriba – Associação dos Escritores da Região do Maciço de Baturité.





Poeta e compositor Alan Mendonça (Fortaleza-CE)


Mestre da Cultura e Cordelista Sebastião Chicute (Capistrano - CE)


No primeiro momento, os convidados se apresentam e falam sobre seus trabalhos. Em seguida, cada um recita versos e convida a platéia a participar, lendo trechos das obras deles. O espaço é democrático e permite também a expressão artística de quem se interessar.














“De casos de amor eu já vi tudo
Nas trilhas da vida tão dormente
Amor que cega, sufoca ou mata gente
Que aleija o sujeito ou deixa mudo
Desnorteando “o cabra” carrancudo
O mais bonito agora vou falar

Que lá pras bandas do meu Ceará
Nunca vi paixão tão bela e tão profunda
Pelo sertão, andarilho é testemunha
Do romance da Lua com o Mar…”