PIBID

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

RELATÓRIO PARCIAL DA ESCOLA CECÍLIA PEREIRA

De pé, a Profa. Supervisora Irlândia e a Diretora Ana Célia. Sentados, da esquerda para a direita, os bolsistas Karine, Roberta, Natália, Marlytana, Nayara, Valdério, Anderson Assis, Ednaldo, Milton e Bruno Souza.
 Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Cecília Pereira - Antônio Diogo - Redenção - CE

Foi muito significativa a primeira visita (11/Nov/2011) de nosso grupo à escola na qual faremos nosso trabalho de pesquisa. Tivemos um certo choque na diferença de realidades, localização, estruturas e modalidades de ensino. Firmamos uma parceria, onde somaremos e aprenderemos métodos, no mesmo foco, dando prioridade sempre ao Aluno do Ensino Fundamenta II, nossa primeira área de atuação...













Acima, nossa outra Supervisora, Profa. Solange, com seus estudantes que esperavam ansiosos para conhecer os bolsistas do PIBID - UNILAB. Também acima, imagens de nosso trabalho que consistiu, primeiramente, em preencher um formulário sobre aspectos da escola (Formulário de Visitação), incluindo breve pesquisa sobre a história da escola.  Esperamos que nossa participação, como bolsistas  na Escola possa, a longo prazo, promover a melhoria do sistema de ensino para uma melhor aprendizagem.


Relatório parcial da visita ao Colégio Edmilson Barros (anexo).

          A Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Edimilson Barros é uma das escolas que tem o segundo maior IDEB do município de Redenção, com característica peculiar, pois ela é composta por um Anexo, denominado de Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Augusta Russo dos Santos. A escola já havia sido visitada no mês de agosto de 2011, pelos primeiros 16 (dezesseis) bolsistas, e voltou a ser visitada no dia 11 de novembro de 2011, numa manhã de sexta feira. Nesta segunda visita, tivemos um olhar mais profundo e detalhado em relação à escola. A escola encontra-se em zona urbana, localizada na sede de Redenção, Rua Santos Dumont nº 225, em prédio pertencente ao Município. Dependente administrativamente do Município, este ambiente educacional trabalha com Ensino Fundamental e Educação Especial.
            Foi Inaugurada no ano de 2006 como Centro de Educação Especial, e ampliada no ano de 2007 para receber turmas do Ensino Fundamental. O Anexo Maria Augusta será o objeto das nossas observações para o desenvolvimento do PIBID, pois é neste local que se encontra o público alvo de nossas atividades, os alunos do 6º ao 9º Ano. As turmas são ofertadas nos turnos de manhã e tarde. No Anexo também funcionam turmas de Educação Especial, pela manhã e tarde, e EJA, somente à noite. Recebendo alunos de todas as localidades do Município de Redenção, a escola tem um total de 461 alunos com frequência regular, e 70 alunos com necessidades especiais de todo o município.
            O espaço educacional conta com salas de Diretoria, Secretaria, de Leitura, Laboratórios de Informática e Multimídia. Além disto, banheiros, cantina e 13 (treze) salas de aulas. Seus recursos tecnológicos são contabilizados em uma Tv, 2 (dois) DVD´s, 3 (três) copiadoras, 1 (um) Data-show, 1 (um) retroprojetor e 14 (quatorze) computadores. A escola não possui Internet, mesmo em pleno século da modernidade. Este detalhe coincide com outra escola municipal visitada, a Teodoro Conrado, na localidade do Canadá, que se encontra zona rural. No entanto, a Escola Maria Augusta fica a pouca mais de 200 m da Secretaria de Educação do município, em plena zona urbana.
            A escola recebe merenda escolar e seu abastecimento de água é da rede pública, sem filtração. Uns dos seus bebedouros apresenta uma má aparência com ferrugens na sua lataria externa. O fornecimento de energia também é da rede pública. Os esgotos estão ligados a valas públicas, já que não há saneamento básico na cidade, sendo assim evidenciado esse cenário logo ao lado da escola, onde uma extensa vala expõe a saúde e a integridade física a risco. Porém, ocorre na escola, periodicamente, coleta de resíduos sólidos. Seguem abaixo algumas fotos feitas durante nossa visita à escola.

OS ALUNOS ANTES DO INÍCIO DAS AULAS

VALA DE ESGOTO A CÉU ABERTO

VALA DE ESGOTO AO LADO DA ESCOLA

PÁTIO DA ESCOLA

BIBLIOTECA

BEBEDOURO OXIDADO
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA



Bolsistas:
Rafael Camilo,
Suelen Lima,
Ari Oliveira,
Emanuela Ingrid,
Edner,
Wellington,
Luana Freitas,
Valdeci Lima,
Angerlane,
Paulo Roberto,
Sarah.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

VISITA A ESCOLA DE BARRA NOVA- LUIS DIAS DAMASCENO

[foto: Everlan, Cristina, Bruno, Fransmar,Marcio,Veridiana, Gleicyana e Janiele].

A Escola de Barra Nova (LUIS DIAS DAMASCENO), zona rural do Município de Redenção, foi fundada em 1992 (reformada em 2008) é uma Escola em que funciona nos turnos manhã, tarde e noite. A escola  tem como contexto de aprendizagem:  o Ensino Fundamental (1º ao 9º Ano); a Educação Especial; a EJA; o Projovem e atividades voltadas para o cotidiano dos alunos. Pela manhã a escola recebe 187 alunos nas séries de 1º, 4º, 3º, 6º,7º, 8º e 9º Anos. Pela tarde são 103 alunos de 2º, 5º, 7º e 8º Anos. Na noite funciona o EJA 03 e o EJA 04, com a frequentação de 11 alunos. No total, a escola tem  311 alunos matriculados. A escola tem um ponto positivo bastante interessante, pois a escola tem computadores para alunos especiais. Mas falta um professor pra auxiliar os alunos especiais. Também tem sala de informática com Internet, mas também não tem professor capacitado.
A visita à escola foi muito boa, pois os alunos foram muitos legais quando chegamos; a comunidade também é muito legal; a supervisora também  foi muito legal com todos nós. Foi bastante interessante essa experiência que podemos ter com o programa PIBID, pois com essa experiência podemos perceber de perto como é a Educação Básica do nosso país.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Oficina sobre ambiente virtuais e ensino por investigação

    Na manhã da sexta-feira 30 de setembro, os bolsistas do PIBID Unilab participaram, de uma oficina sobre a utilização dos "sites" eletrônicos dedicados ao PIBID Unilab: Blog e o Ambiente Virtual de aprendizagem - AVA  Moodle. O Blog, no qual este texto pode ser lido, tem a função de difundir na Internet notícias sobre eventos, atividades e comentários sobre o PIBID Unilab, ou seja sua principal função é registrar on-line qualquer informação referente ao desenvolvimento do Programa.
   O blog foi criado pela estagiária Zilânia Dari, aluna da Escola Profissionalizante Adolfo Ferreira de Sousa, e na ocasião auxiliou na oficina, vários bolsistas que ainda não eram "membros" do Blog tiveram a oportunidade de se inscrever e conhecer todas suas funcionalidades. Uma vez todos os bolsistas inscritos no Blog, passamos a apresentar as funcionalidades da  plataforma Moodle, especificamente o espaço eletrônico (disciplina) reservado ao PIBID. Como está previsto no Sub-projeto de Ciências da Natureza e Matemática, o Moodle terá papel importante para a formação dos Bolsistas e Supervisores no que se refira às suas participações no Projeto. Como já se sabe, estes ambientes on-line favorecem uma aprendizagem baseada na interatividade e construção do conhecimento de forma coletiva. Tendo em vista que o Sub-projeto de Ciências fundamenta-se em pesquisas recentes sobre Ensino de Ciências, muitos textos de artigos científicos e capítulos de livros sobre esta área serão disponíveis on-line na "disciplina PIBID" do Moodle da Unilab para serem baixados, lidos e discutidos  em fóruns temáticos.
Oficina sobre o Blog e o Moodle do PIBID Unilab

Em um segundo momento, na Sala 01 do Curso de Ciências da Natureza e Matemática, os bolsistas participaram de uma oficina dedica ao Ensino de Ciências por Investigação. Com efeito, o Sub-projeto de Ciências baseia-se nessa abordagem onde o professor promove atividades de investigação e problematização na sala de aula. A oficina começou com a leitura do texto de M. Azevedo, Ensino por Investigação, do livro organizado por Anna Maria de Carvalho. 
Leitura de texto sobre ensino de ciências por investigação

Em seguida, os bolsistas apresentaram proposta preliminares de atividades investigativas sobre Biologia, Física e Química. Foi a ocasião também para os bolsistas expressarem algumas críticas sobre o ensino de ciências que\vivenciaram em sua história escolar, bem como de algumas práticas docentes tradicionais que ainda podem ser observadas em alguns professores do próprio curso de licenciatura. Os bolsistas foram separados em 5 (cinco) grupos: o Grupo I teceu críticas sobre a maneira como alguns professores do curso abordavam a realização de observações e experimentações didáticas de cunho científico. O Grupo II sugeriu o uso de jogos, especificamente sobre o assunto "misturas heterogênias" da Química. Já o Grupo III realçou a importância das concepções espontâneas dos alunos e seu uso para uma aprendizagem significativa também calcada em experiências do cotidiano. O Grupo IV retomou a proposta do Grupo II, mas considerando que as propostas de jogos devem também nascer das necessidades e interesses dos alunos. Finalmente, o Grupo V apresentou uma proposta de investigação focada no uso de uma demonstração feita com materiais do cotidiano, de baixo-custo, dando como exemplo o uso de um ovo e uma garrafa PET para abordar conceitos de pressão e densidade.
Bolsistas apresentando suas propostas de ensino por investigação